PF diz ter encontrado carne com salmonela em contêineres da BRF

17.03.17 - O Globo


O Globo

 O delegado Maurício Moscardi Grillo, da Polícia Federal (PF) de Curitiba, informou que, nas investigações da operação Carne Fraca, deflagrada nesta sexta-feira, foram identificadas irregularidades sanitárias das mais variadas em todas as 40 empresas envolvidas no esquema de corrupção, como misturas de carne com papelão e venda de produtos sem proteínas de carne, apenas de soja, como num lote para a merenda de escolas do Paraná.

Um dos casos mais graves descritos por Moscardi envolve sete contêineres da BRF Foods com carnes contaminadas com salmonela, que estavam sendo transportadas para a Europa, mas acabaram barradas nos países. A salmonela é uma bactéria que pode causar grave infecções no corpo humano. Segundo o delegado, a empresa estava tentando explorar uma nova rota de entrada no continente por Roterdã para fugir da fiscalização. A destinação final dos produtos exportados era principalmente Espanha e Itália.

Dentre os pedidos da PF à Justiça Federal, estava, inclusive, a intervenção da fábrica da empresa no interior de Goiás, voltada à exportação. Porém, o juiz que analisou o caso decretou apenas uma fiscalização rigorosa pelo Ministério da Agricultura no local.

Análises periciais foram feitas em carnes compradas em redes de supermercado em Curitiba e, segundo o delegado, foram constatadas irregularidades em todas elas.

— Há alterações em vários produtos repassados para o consumidor. Muitas vezes, há falta de proteínas de carne, por exemplo. Na perícia, foi verificada quantidade exagerada de determinada substância. Eram ácidos e outras substâncias, inclusive cancerígenas, para maquiar a imagem ruim da carne — descreveu o delegado.

Os produtos não estavam necessariamente estragados, mas havia, conforme Moscardi, diversos tipos de adulteração, como manipulação de certificados para que as carnes não passassem por trâmites legais para exportação.

— Muitas vezes as carnes eram exportadas com as empresas tendo conhecimento de que ela voltaria, porque não seria aprovada no país, mas, mesmo assim, as empresas faziam a exportação porque o alimento parado gerava muito custo — aponta o delegado.

A PF não conseguiu mensurar quais seriam os valores envolvidos no esquema. Em uma das buscas realizadas pela PF, um executivo foi flagrado com R$ 65 mil nos bolsos do paletó. Parte do dinheiro da propina também era destinada a campanha políticas. PP e PMDB estariam entre os partidos beneficiados no esquema.

Segundo descrição do delegado, funcionários públicos não recebiam apenas propina em dinheiro para fazer parte do esquema, como também em produtos alimentícios.

— Inclusive os próprios fiscais reclamavam da qualidade dos produtos em conversas interceptadas — conta Moscardi.

Moscardi afirmou ter ficado assustado ao longo das investigações:


— Hoje é realmente complicado, depois da investigação [que começou no início de 2015] eu entro no mercado e fico passeando antes de comprar um produto, realmente é de se assustar — resumiu o delegado, segundo qual "ainda bem que a gente não tem essa estatística" sobre a quantidade de alimentos inapropriados que chegou ao consumidor brasileiro.

DENÚNCIA DE FUNCIONÁRIO

A investigação começou, segundo o delegado, com uma denúncia de um funcionário do Ministério da Agricultura, que não aceitou participar do esquema e acabou sendo realocado de função. Depois, uma empresa do Paraná, o Madero, também colaborou com as investigações, pois também estava sofrendo tentativas de extorsão por fiscais.

— Os fiscais tinham muito cuidado em falar em valores, mas havia uma série de situações em que se percebia uma movimentação forte, apenas um desses ficais possui várias franquias de uma rede alimentícia [do Subway] no interior do estado — descreveu o delegado.

O atual ministro da Justiça, Osmar Serraglio, é identificado em uma das gravações interceptadas pela PF, obtida ainda quando ele ocupava uma cadeira na Câmara Federal, mas ainda não é investigado.



Link: http://oglobo.globo.com/economia/pf-diz-ter-encontrado-carne-com-salmonela-em-conteineres-da-brf-21076915#ixzz4bbkw2MGR

O Globo




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE