Justiça obriga fabricantes de cigarro a fazerem comercial antifumo nos EUA

26.11.17


Poder 360

 
26.nov.2017 (domingo) - 17h14
atualizado: 27.nov.2017 (segunda-feira) - 7h42

Após 18 anos de batalha judicial, fabricantes de cigarros começaram a veicular obrigatoriamente neste domingo (26.nov.2017) comerciais e anúncios antifumo nos Estados Unidos.

O caso teve início na Justiça em 1999, informa reportagem da AdAge. Foi nesse ano que o Departamento de Justiça entrou com uma ação contra companhias de tabaco com o objetivo de recuperar custos relacionados ao fumo.

Em 2006, a juíza federal Gladys Kessler decidiu que as companhias “mentiram, deturparam e enganaram o público norte-americano”sobre os efeitos nocivos do uso do cigarro. Ordenou que a indústria tabagista fizesse “declarações corretivas” sobre o vício e os efeitos adversos do fumo à saúde usando televisão, jornais, displays em lojas e sites corporativos.

As empresas permaneceram recorrendo à Justiça de maneira sucessiva até perderem a causa de maneira definitiva. Isso culminou com o início da publicação de anúncios neste domingo.

As empresas que perderam na Justiça foram a Phillip Morris USA, a Lorillard, a R.J. Reynolds Tobacco e a Altria.

A punição é bem severa: os anúncios serão transmitidos durante 1 ano, totalizando 260 inserções. Segundo a determinação da Justiça, a peças publicitárias da indústria do fumo contra si própria deverão ser veiculados de 2ª feira a 5ª feira, no horário nobre das TVs nos EUA, das 19h às 22h, nos canais CBS, ABC ou NBC.

Até 1/3 dos comerciais pode ser veiculado em outros canais a cada mês, mas a audiência total deve igualar o que 1 programa em uma das grandes emissoras recebe. Leia aqui o script dos vídeos.

Nos jornais, anúncios de página inteira foram publicados neste domingo (26.nov.2017). Também serão veiculados nos dias 10 de dezembro (deste ano), 7 de janeiro, 4 de fevereiro e 4 de março de 2018. Estarão em mais de 50 publicações norte-americanas, incluindo o NY Times, o Chicago Tribune e o LA Times. Além disso, os anúncios devem estar nos sites dos jornais (leia uma lista de todas as publicações que receberão a propaganda).

A seguir, 1 exemplo que foi publicado hoje (26.nov.2017) no jornal New York Daily News.

style=border-style:


DEMORA NA APLICAÇÃO

Apesar de a ordem judicial ter sido emitida em 2006, as companhias recorreram da decisão diversas vezes. Segundo uma coalizão de grupos de saúde que interveio no caso, a indústria do cigarro tentou adiar e enfraquecer as campanhas que seriam veiculadas.

“Sua contínua aversão à verdade é clara do quão forte eles lutaram contra declarações corretivas, tentando até tirar a frase ‘Aqui está a verdade”, disse a coalizão

Os grupos antitabaco acham que as companhias de cigarro fizeram todo o possível para desidratar os comerciais, fazendo com que ficassem anódinos. “Eles lutaram duramente para fazer com esses comerciais ficassem invisíveis e pouco atraentes para serem vistos”, disse à AdAge Robin Koval, CEO da Truth Initiative, 1 grupo que faz campanha contra o tabaco.

Os comerciais, de fato, são desprovidos de qualquer elemento para atrair a atenção dos telespectadores: 1 texto escrito sobre uma tela branca e lido por 1 locutor.

As empresas de tabaco disseram que cumprem com as obrigações judiciais e que estão “comprometidas em alinhar suas práticas de negócios com as expectativas da sociedade de uma companhia responsável”.

Comerciais de cigarro foram proibidos de ser transmitidos na televisão norte-americana em 1971. Outras restrições, incluindo a proibição de anúncios em outdoors e estádios vieram em 1998.

No Brasil, o banimento aos comerciais de cigarros ocorreu apenas 29 anos depois dos EUA: em 2000, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a lei proibindo a  propaganda de cigarros e de todos os derivados de fumo. A regra também passou a banir qualquer divulgação desses produtos de maneira relacionada à prática de atividades esportivas.

 


Mais informações em: https://www.poder360.com.br/economia/justica-obriga-fabricantes-de-cigarro-a-fazerem-comercial-antifumo-nos-eua/




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE