Açúcar não combina com criança e nos primeiros dois anos deve ficar longe delas

12.12.19


Juliana Carreiro, Estadão

Dados recentes do Ministério da Saúde revelam que 49% das crianças brasileiras, com menos de 2 anos, têm metade da sua alimentação diária composta por ultraprocessados, como farináceos, bebidas lácteas, refrigerantes e biscoitos. Ainda segundo o órgão federal,15,9% das crianças com menos de 5 anos já apresentam excesso de peso no País. A obesidade infantil é uma das possíveis consequências desse consumo excessivo e precoce, mas certamente não é a única. 

 

PUBLICIDADE

inRead invented by Teads

O Guia Alimentar Para a População Brasileira, publicado em 2014 pelo Ministério da Saúde, já tinha entre suas principais orientações a redução do consumo de produtos  ultraprocessados e o aumento da ingestão de alimentos naturais. Recentemente foi lançada uma nova versão do documento: o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos. A publicação traz entre as atualizações a recomendação de que as crianças menores de dois anos não tenham nenhum contato com açúcar, nem com ultraprocessados. 

 

É fato que o excesso de peso aumenta a predisposição à doenças crônicas não-transmissíveis, como diabetes tipo 2, hipertensão, colesterol alto, problemas cardíacos e até câncer, males normalmente relacionados os adultos, mas cada vez mais comuns entre os pequenos. De acordo com o nutricionista da Fiocruz, Cristiano Boccolini:  “O cenário de obesidade infantil é muito preocupante, com índices cada vez mais altos de diabetes e hipertensão. Cada vez mais as crianças estão recebendo produtos ultraprocessados em vez de comida de verdade. Temos de desembalar menos e descascar mais”.

 

O Guia segue uma recomendação do Programa dos Mil Dias, da Organização Mundial da Saúde, a OMS, que também sugere o que deve, ou não, frequentar a rotina alimentar das crianças. Esta preocupação acontece porque os alimentos oferecidos neste período irão interferir diretamente na formação dos sistemas endócrino, imunológico e neurológico. O pico de formação do sistema nervoso central se dá entre o terceiro trimestre de gestação e o décimo oitavo mês de vida, nesta fase há, portanto, uma grande necessidade de nutrientes. É também uma fase na qual as crianças ingerem pequenas quantidades de alimentos por vez, então, se as refeições forem compostas de produtos formados por calorias vazias, como: açúcar, sódio e gordura, que estão na composição dos ultraprocessados, eles irão deixar os pequenos saciados e ocuparão o espaço das vitaminas, fibras e minerais, presentes nos alimentos naturais. Essa substituição faz com que as crianças fiquem mal nutridas e tenham seu desenvolvimento prejudicado.

O açúcar é prejudicial aos consumidores de todas as idades. Ele serve de alimento para fungos e más bactérias, que atrapalham o funcionamento do intestino, consequentemente, prejudica a absorção de vitaminas e minerais e rouba energia do sistema nervoso central, gerando cansaço, sonolência, irritabilidade, falta de concentração, enxaqueca e aumento da gordura corporal, entre muitos outros  sintomas, que variam de acordo com a predisposição genética de cada indivíduo. Além dos problemas ligados diretamente a ele, o seu consumo está quase sempre associado ao dos ultraprocessados, produtos como: bolachas recheadas, refrigerantes, bolos prontos, margarina, caldos, molhos e temperos prontos, macarrão instantâneo, gelatina etc, ricos em aditivos químicos, que são comprovadamente bastante nocivos ao cérebro e ao intestino em todas as fases da vida, muitos deles já são proibidos em outros países. Os efeitos negativos destes alimentos permanecem com o passar dos anos, portanto, o contato com eles deve ser sempre moderado.

 

O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos apresenta orientações de consumo com base no nível de processamento dos alimentos, dicas de culinária, inclusive para vegetarianos e informações sobre os direitos relacionados à alimentação infantil, entre outras informações. O documento pode ser acessado por meio do link: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf

https://emais.estadao.com.br/blogs/comida-de-verdade/acucar-nao-combina-com-crianca-e-nos-primeiros-dois-anos-deve-ficar-longe-delas/




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE