Apreensões de cigarros eletrônicos crescem 140% no Brasil em 1 ano

15.10.19


Poder 360

Os cigarros eletrônicos voltaram aos holofotes mundiais após o Departamento de Saúde dos Estados Unidos declarar, em agosto, epidemia nacional de saúde pública devido a inúmeros casos correlacionados ao uso do produto.

 

Os e-cigarettes, como são chamados em terras norte-americanas, foram inventados em 1963 –momento de auge dos cigarros comuns. Em 2003, o farmacêutico chinês Hon Lik retomou a ideia aprimorada e lançou a tecnologia na China –polo comercial dos eletroeletrônicos. Os formatos iniciais se resumiam em cigarros, charutos e cachimbos. Só começou a se popularizar em 2010, entrando em territórios como Austrália e Ásia, e em formatos mais atrativos para jovens: pen-drives e com aromatizantes artificiais.

Para a diretora jurídica da ACT (Aliança de Controle do Tabagismo), Adriana Carvalho, a indústria tabagista está buscando uma reformulação da imagem.

“181 países ratificaram a Convenção-Quadro, tratado internacional para controle do tabaco. Ou seja, quase todos os países do globo. Com isso, a gente vê uma queda no número de fumantes. Muito embora ainda não signifique uma redução de lucros para as empresas, elas continuam crescendo, apesar de venderem menos cigarros. Então, o que a indústria do tabaco está fazendo? Está se reinventando“, diz.

CONVENCIONAL VS. DIGITAL

A tese do e-cigarette ser mais saudável do que o cigarro convencional é refutada há anos por especialistas. No comparativo, o eletrônico possui uma concentração mais alta de nicotina e não há estudos conclusivos que comprovem menor malefício –tampouco que ajude a diminuir a dependência do cigarro comum.

Os dispositivos eletrônicos, além de terem mais nicotina, geralmente apresentam aromatizantes artificiais. Muitas vezes também são inseridas cápsulas adulteradas –em geral, para a inserção do THC, substância psicoativa da maconha. Além disso, 1 estudo de 2013 indicou que 77% das pessoas que usavam os e-cigarettes não conseguiram deixar de usar os cigarros comuns.

PROBLEMA NOS EUA

Doenças pulmonares ligadas ao uso do vaping [ato de fumar cigarro eletrônico] estão sendo relatadas nos EUA. Só este ano, já foram confirmados mais de 1.299 casos relacionados e 27 mortes. Sintomas vão de falta de ar, tosse, náusea, vômito, até sangue nas vias respiratórias.

A suspeita, segundo autoridades de saúde norte-americanas, é de que os e-cigarettes estejam inserindo partículas de gordura nos pulmões –impedindo a absorção do ar e gerando falta de fôlego.

A Juul, principal fabricante nos EUA, detém ⅓ do mercado de cigarros eletrônicos norte-americano. Depois dos perigos em relação ao produto terem sido amplamente divulgados pela mídia norte-americana, a empresa foi prejudicada. O CEO da empresa, Kevin Burns, pediu afastamento do cargo em 25 de setembro. Em comunicado, a companhia também afirmou que suspenderia “todas as propagandas e publicidade de produtos digitais” no país.

Nos EUA, cerca de 2/3 dos casos de doenças relacionadas ao uso do cigarro eletrônico se deram com pessoas entre 18 a 34 anos de idade. Outros 15% com menores de 18 anos. Aproximadamente 70% são com homens.

O governo Trump anunciou, em setembro, que proibirá os cigarros eletrônicos com sabor. Segundo o secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Alex Azar, a intenção é “reverter a epidemia profundamente preocupante do uso de e-cigarettes por jovens e que está afetando crianças, famílias, escolas e comunidades”.

Os Estados de Michigan e Nova York também já anunciaram a proibição de todos os cigarros eletrônicos com sabor. Já Massachusetts impediu a venda temporariamente, por 3 meses.

O site Business Insider compila, com frequência, em ordem cronológica, todos os fatos relevantes sobre o vaping e mortes relacionadas nos EUA. Leia aqui (em inglês).

NO BRASIL

A venda e propaganda dos cigarros eletrônicos são proibidas no país desde 2009 –quando foi publicada resolução pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo o órgão, não há comprovação científica de que os e-cigarettes causem menor risco à saúde, em relação ao cigarro convencional. Hoje, no Brasil, 9,3% da população é fumante –mas o aumento do vaping pode mudar esse número.

Apesar da proibição, o produto é facilmente encontrado no mercado livre. Dados da Receita Federal, obtidos pelo Poder360, mostram que o número de apreensões de cigarros eletrônicos cresceu 140% em 2018. Foram 20.531 unidades apreendidas –ante as 8.544 de 2017. Até agosto de 2019, já foram 9.831.

 

Segundo a Anvisa, a equipe de fiscalização que monitora a internet regularmente já retirou, de 2017 a 2019, 727 anúncios de e-cigarettes. Sobre a venda em estabelecimentos físicos, a agência diz que a fiscalização é de responsabilidade das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais.

A Anvisa vem realizando audiências públicas sobre o tema. Esclarece que os eventos servem para que “o contexto atual do uso de dispositivos eletrônicos para fumar no Brasil possa ser melhor entendido”.

A agência diz ainda que não possui números sobre mortes ou casos de doenças relacionadas ao vaping no Brasil. Mas pediu a 252 hospitais que compartilhem relatos sobre o uso de cigarros eletrônicos pelos pacientes. Intenção é “antecipar e prevenir uma crise de saúde como a que tem sido noticiada nos EUA“, diz.

Dados do Ibope, apresentados durante audiência realizada pela Anvisa em agosto de 2019, mostram que 0,3% da população brasileira declarou fazer uso do produto em 2018. Outro levantamento, realizado em 2015 pela Fiocruz, apontava que 0,43% tinha utilizado a tecnologia.

Para Edson Vismona, presidente do ETCO (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial), o contrabando desses produtos evidencia 1 buraco no sistema regulatório do país.

“No caso brasileiro, o mais grave é o contrabando feito pela internet por marketplaces. Essas pessoas vendem, sem qualquer controle, 1 produto totalmente contrabandeado. Isso é gravíssimo. Expõe uma grande fragilidade de todo nosso sistema regulatório. É fundamental que as agências brasileiras assumam 1 papel mais firme com relação à venda desses produtos”, declara.

SOCIEDADE CIVIL

A Anvisa diz contar com o auxílio de representantes da sociedade civil e de organizações sem fins lucrativos, como a Aliança de Controle do Tabagismo. Em entrevista ao Poder360, a diretora da organização, Adriana Carvalho, avaliou que a intenção da agência de discutir o assunto é louvável, mas que não concorda com a discussão sobre uma possível liberação do produto.

“Toda pressão para mudar a norma vem por parte da indústria do tabaco e seus grupos parceiros. É o setor econômico que tem interesse nesse debate”, afirma Adriana, que reclama da postura da indústria tabagista na discussão sobre o tema.

“O que a indústria fala é que precisa ser regulado. Na verdade, já há uma regulação. É a proibição da venda e publicidade desses produtos. A própria norma, no artigo 2º, abre a possibilidade das empresas que queiram registrar esses produtos, poderem demonstrar que têm menor toxicidade, que contribui para as pessoas reduzirem o vício no tabagismo. Mas a indústria do tabaco nunca se utilizou dessa parte da norma”, conclui.

https://www.poder360.com.br/brasil/apreensoes-de-cigarros-eletronicos-crescem-140-no-brasil-em-1-ano/




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE