Coca-Cola notifica site de saúde para que retire ilustrações críticas à marca

17.07.18


O Globo - Thiago Herdy

Entre as imagens vetadas estão um letreiro desgastado e descrição crítica à bebida

POR THIAGO HERDY

Coca-Cola solicitou a retirada de imagem de letreiro desgastado - Divulgação

SÃO PAULO. Imagens de um letreiro da Coca-Coca desgastado pelo tempo e de uma garrafa da bebida descrita como "água açucarada", entre outras, levaram a Coca-Cola a notificar judicialmente o site "O Joio e O Trigo", especializado em saúde e a política em torno da indústria de alimentos.

Assinada por advogados do escritório Di Blasi Parente, a notificação solicitava a retirada das imagens do ar, no prazo de cinco dias, por entender que seus formatos "maculam sua reputação". Por não dispor de recursos para levar adiante uma eventual disputa judicial movida pela Coca-Cola, o editor do site, João Peres, informou ter atendido ao pedido no último domingo, apesar de não concordar com a postura da empresa.

A gente não teria como arcar com uma disputa dessas, que se arrastaria como longo debate sobre a liberdade de expressão. Pela maneira como a gente atua, observando a movimentação de empresas, estamos sempre preparados para receber este tipo de questionamento - argumentou o jornalista.

Peres lembra que a marca Coca-Cola "é muito conhecida", por isso considera "normal que as pessoas criem em cima do que é referência, seja de forma positiva ou negativa".

- Eles têm o direito de reclamar de uso de sua marca, mas precisam reconhecer o ônus de serem uma das marcas mais conhecidas do mundo - diz o jornalista, que não pretende mudar a política editorial do veículo, segundo ele interessado "em provocar incômodo e provocar reflexão" sobre questões que envolvem a atuação da indústria de alimentos.

Além do letreiro desgastado e de uma imagem de garrafa de Coca-Cola descrita como "água açucarada", a empresa solicitou a retirada de imagem de uma lata com a palavra "diabetes" no lugar de "Coca-Cola" e a recriação de uma foto histórica que retrata a execução de um vietnamita na Guerra do Vietnã. Na imagem vetada, a arma é substituída por uma lata do refrigerante.

Peres afirma que a empresa não solicitou a retirada do ar de reportagens críticas à empresa de refrigerantes no site, cuja política editorial defende valores como a alimentação saudável e o direito à informação relacionada à indústria de alimentos.

Na notificação, os advogados escrevem que o pedido de retirada das imagens "não deve ser entendido como qualquer tentativa de censura indevida". Por meio de nota, a Coca-Cola reafirmou que a iniciativa é uma reação ao "uso não autorizado das marcas registradas de propriedade da empresa em textos publicados pelo veículo".

A presidente do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco, reconhece ser direito da empresa pedir a retirada do conteúdo, "se entender que teve sua credibilidade arranhada por determinado motivo". No entanto, ela crê que "quanto mais liberdade houver e mais informação estiver disponível para o indivíduo, melhor para todos".

Atualmente, o site "O Joio e o Trigo" é financiado com o apoio de leitores e um aporte da ACT Promoção da Saúde, organização em rede que desde 2006 atuava em torno do controle do tabagismo no Brasil e que, recentemente, ampliou sua atuação para o apoio à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil.

https://oglobo.globo.com/economia/coca-cola-notifica-site-de-saude-para-que-retire-ilustracoes-criticas-marca-22892517#ixzz5LdQ2yH8V




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