Crianças que veem vídeos com alimento saudável na TV tendem a comer melhor

08.01.20


UOL

Crianças que assistem a conteúdos culinários na TV com comidas saudáveis têm maior chance de se alimentarem de maneira mais nutritiva.

É isso o que indica um estudo publicado no Journal of Nutrition Education and Behavior, realizado na Holanda com 125 crianças entre 10 e 12 anos de escolas diferentes.

O objetivo do levantamento foi o de "testar os efeitos de um programa de culinária nas decisões sobre alimentação saudável" com base em vídeos de cerca de 10 minutos.

Para isto, os responsáveis pela pesquisa dividiram as crianças em grupos: um deles deveria assistir a clipes de programas que mostravam alimentos saudáveis; o outro acompanhava conteúdos com comidas consideradas pouco benéficas para a saúde, como frituras, por exemplo.

Depois que os programas foram exibidos, os estudiosos ofereceram duas refeições para as crianças: uma contendo maçã e pepino e outra com batatas fritas e biscoitos industrializados.

Segundo os especialistas, quem assistiu aos conteúdos com alimentos saudáveis tinha uma probabilidade quase três vezes maior de escolha pelo cardápio mais nutritivo - com maçã e pepino.

"Os programas de culinária podem afetar as escolhas alimentares das crianças e podem ser um método eficaz em combinação com outros métodos para melhorar a ingestão alimentar", diz parte do resultado da pesquisa.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE