Homens fumantes têm maior risco de demência, diz estudo

08.09.18


Viva Bem - UOL

Ao analisar dados de saúde de homens na Coreia do Sul, um estudo recente publicado no Annals of Clinical and Translational Neurology descobriu que os cidadãos que mantinham o hábito de fumar cigarros possuíam uma chance maior de ter demência, inclusive o Alzheimer. 

Para realizar a pesquisa, os cientistas recrutaram 51.849 homens com 60 anos ou mais e os submeteram a exames de saúde entre 2002 e 2005. As mulheres foram excluídas devido a taxas de tabagismo extremamente baixas na Coreia. 

Após alguns participantes serem descartados por condições de saúde específicas ou morte, o número final de homens foi de 46.140.

Em comparação com os fumantes contínuos, os que já haviam parado há anos e os que nunca fumaram apresentaram, respectivamente,14% e 19% menos riscos de demência.

Além disso, os desistentes e nunca fumantes tiveram 32% e 29% de diminuição dos riscos de demência vascular em comparação aos que continuavam a fazer uso dos cigarros.

A cessação do tabagismo foi claramente associada a um risco reduzido de demência a longo prazo, indicando que os fumantes têm mais um motivo para mudarem os hábitos", disse Sang Min Park, um dos autores do estudo.

https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/09/08/homens-fumantes-tem-maior-risco-de-demencia-diz-estudo.htm




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE