Manual para Agentes de Saúde

28.05.18


ACT Promoção da Saúde e REDEH

Inspirada em exemplos e na constatação de que as mulheres são maioria à frente dessas ações, a Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH), em 2002, lançou o projeto Prevenção: Caminho para a Saúde visando contribuir, através da elaboração de instrumentos didáticos e da capacitação para o seu uso, para o trabalho precioso desses(as) verdadeiros(as) agentes do desenvolvimento humano.

Este manual faz parte do material didático utilizado na formação de lideranças da sociedade civil para atuarem como agentes da prevenção e da promoção da saúde.

A REDEH desempenhava o papel de secretaria executiva da Rede Tabaco Zero (RTZ), organização que foi o embrião da Aliança de Controle do Tabagismo, hoje ACT Promoção da Saúde, até dezembro de 2006.

O interesse em formar agentes para atuar com a questão do tabaco tem várias explicações. Uma delas é a constatação, por meio de estatísticas, de que o número de mulheres e jovens fumantes vem crescendo no Brasil, com aumento de incidência de vários tipos de câncer, sobretudo o de pulmão, e de outras doenças relacionadas ao fumo. Outro motivo é a aprovação e ratificação, pelo país, da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), primeiro tratado internacional de saúde pública, proposto pela Organização Mundial da Saúde.

A Convenção Quadro traz princípios que norteiam a questão do tabagismo, com temas como comércio ilegal de produtos de tabaco, preços e impostos, publicidade, propaganda e promoção de produtos de tabaco, e enfatiza a primazia que a saúde pública deve ter sobre o comércio internacional.

Este manual está dividido em cinco partes. Começa pela discussão do conceito de agentes da prevenção, ou no caso específico do tabagismo, de agentes de promoção da saúde, incluindo aqui uma contextualização da questão da epidemia do fumo, no mundo e no Brasil. A seguir, condensa as informações mais importantes que o(a) agente ou qualquer outra pessoa precisa saber para agir em relação ao problema. Na terceira parte, traz dados relacionados ao fumo e à indústria do tabaco. Na quarta, reúne as principais dicas e informações disponíveis para ajudar quem quer parar de fumar e para a condução de trabalhos em grupo e oficinas que podem ser importantes para atuação do(a) agente. Na última parte, trata da questão da mobilização das organizações da sociedade civil,
sugerindo formas de ampliar a atuação para que seja possível atingir a meta de redução da epidemia do tabagismo, da qual faz parte a implementação da legislação brasileira em relação ao tabaco, incluída de acordo com os temas de que trata.

Faça o download do arquivo aqui.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE