Nestlé notifica Joio duas vezes após publicações sobre ultraprocessados da empresa

19.06.19


O Joio e O Trigo

Não uma, mas duas vezes a multinacional Nestlé notificou O Joio e O Trigo após publicações referentes à empresa. Sem nenhum contato prévio da assessoria de comunicação —prática mais comum em casos do tipo—, foi o vice-presidente de Assuntos Jurídicos, de Compliance, Assuntos Institucionais e Relações Governamentais da corporação, Flávio de Souza, quem assinou e enviou, no último dia 7, duas longas cartas à nossa equipe de jornalistas.

Em tom ácido, ele se queixa de uma reportagem e de uma série de postagens em uma rede social. O representante da companhia não fala em acionar a Justiça, mas convida “a melhor avaliar, daqui em diante, qualquer informação divulgada sobre seus produtos”.

É a segunda ocasião em que uma gigante de ultraprocessados reclama formalmente sobre nossas reportagens. Em 10 de julho de 2018, a Coca-Cola notificou extrajudicialmente o Joio por “uso indevido da marca” e solicitou a retirada de quatro imagens (usadas diversas vezes anterior e posteriormente em outros veículos).

A Nestlé, por sua vez, reclama do texto “Nestlé lança calculadora que induz a consumir açúcar em excesso”, publicado em 3 de junho. Também cita uma série de imagens divulgadas no recurso stories do Instagram, que mostram diferentes tipos de selo de advertência frontal em alimentos sobre excesso de açúcar, gorduras e sal, com o exemplo de produtos da companhia.

 
 




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE