Organizações repudiam fala de Bolsonaro contra ativismos

12.10.18


Valor Econômico

SÃO PAULO  -  Mais de 4 mil organizações da sociedade civil e movimentos sociais, como Conectas, Greenpeace, Intervozes e Instituto Alana, divulgam nesta segunda-feira (15) uma nota de repúdio à declaração do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) sobre acabar com o ativismo no país. A notícia foi antecipada pela Folha de S.Paulo.

"Vamos botar um ponto final em todos os ativismos no Brasil", declarou no discurso feito domingo (7), logo após a divulgação do resultado da votação do primeiro turno, em que obteve 46,03% dos votos.

"Além de uma afronta à Constitução Federal, que garante os direitos de associação e assembleia no Brasil, a declaração reforça uma postura de excluir a sociedade civil organizada dos debates públicos. Trata-se de uma ameça inaceitável à nossa liberdade de atuação", afirma a nota.

O texto segue dizendo que a postura do candidato é uma ameaça para a democrcia do país.

"Não será apenas a vida de milhões de cidadãos e cidadãs ativistas e o trabalho de 820 mil organizações que serão afetadas. Será a própria democracia brasileira. E não há democracia sem defesa de direitos."

As entidades destacam ainda a atuação no enfrentamento ao racismo e à violência contra as mulheres e na formulação de políticas públicas, como o seguro desemprego, financiamento estudantil programas de combate ao desmatamento e de proteção dos animais e de leis, como a Anti-Fumo e Ficha Limpa.

"Calar a sociedade civil, como anuncia Jair Bolsonaro, é prática recorrente em regimes autoritários. Não podemos aceitar que passe a ser no Brasil ", diz o texto que pede aos eleitores considerarem a declaração ao votar no segundo turno. 

https://www.valor.com.br/politica/5918813/organizacoes-repudiam-fala-de-bolsonaro-contra-ativismos




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE