Saiba mais sobre a nova versão da campanha de tributação da ACT

14.08.19


ACT Promoção da Saúde

O Brasil vive uma epidemia de obesidade: de acordo com as últimas pesquisas, a parcela de obesos voltou a crescer, depois de uma estagnação nos últimos três anos, e chegou a quase 20% em 2018, alcançando o maior patamar dos últimos 13 anos. Em 2006, era de 11,8%.

Por isso, a ACT Promoção da Saúde lança esta semana uma campanha com o objetivo de ajudar a reduzir o consumo de bebidas açucaradas, seguindo o modelo bem sucedido usado para frear a epidemia de tabagismo: aumentar tributos, e com isso, os preços, para baixar o consumo. A campanha mostra como as bebidas açucaradas fazem mal à saúde e contribuem para a obesidade, que por sua vez é um importante fator de risco para diversas doenças, como alterações no colesterol, hipertensão, infarto agudo do miocárdio, síndrome metabólica, alguns tipos de câncer e diabetes tipo 2, entre outras. 

A campanha usa a hashtag #tributosaudável e o hotsite tributosaudavel.org.br e, ainda, aponta para uma petição sobre o aumento de tributos, proposta que está em discussão no Senado Federal, em Brasília.  Medidas fiscais relacionadas às bebidas açucaradas estão em discussão no Congresso Nacional e o site da campanha aponta para uma petição que pede a aprovação de um projeto pelo aumento de tributos dos refrigerantes.  


"Temos que aumentar impostos para produtos que fazem mal à saúde, como refrigerantes, cigarros e agrotóxicos. No caso dos refrigerantes, ainda há uma grande distorção - o país dá incentivos fiscais para esta indústria através da Zona Franca de Manaus. Vários países vêm adotando o aumento de tributos e conseguindo bons resultados na redução do consumo. O Brasil deveria seguir esses exemplos. É um primeiro passo e que contribuiria para a redução da obesidade e doenças relacionadas.", explica a diretora Geral da ACT, Paula Johns.   
 

Refrigerante tem muito açúcar e pouco imposto. #TributoSaudável

Conheça as peças da campanha e assine a petição: www.tributosaudavel.org.br

Acompanhe e compartilhe nossas primeiras postagens sobre o tema:

Instagram: http://bit.ly/TributoSaudavelIG

Facebook: http://bit.ly/TributoSaudavelFB

Twitter: http://bit.ly/TributoSaudavelTW
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por ACT Promoção da Saúde (@insta.act) em

 
 




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE