Saiba mais sobre a nova versão da campanha de tributação da ACT
14.08.19ACT Promoção da Saúde
O Brasil vive uma epidemia de obesidade: de acordo com as últimas pesquisas, a parcela de obesos voltou a crescer, depois de uma estagnação nos últimos três anos, e chegou a quase 20% em 2018, alcançando o maior patamar dos últimos 13 anos. Em 2006, era de 11,8%.
Por isso, a ACT Promoção da Saúde lança esta semana uma campanha com o objetivo de ajudar a reduzir o consumo de bebidas açucaradas, seguindo o modelo bem sucedido usado para frear a epidemia de tabagismo: aumentar tributos, e com isso, os preços, para baixar o consumo. A campanha mostra como as bebidas açucaradas fazem mal à saúde e contribuem para a obesidade, que por sua vez é um importante fator de risco para diversas doenças, como alterações no colesterol, hipertensão, infarto agudo do miocárdio, síndrome metabólica, alguns tipos de câncer e diabetes tipo 2, entre outras.
A campanha usa a hashtag #tributosaudável e o hotsite tributosaudavel.org.br e, ainda, aponta para uma petição sobre o aumento de tributos, proposta que está em discussão no Senado Federal, em Brasília. Medidas fiscais relacionadas às bebidas açucaradas estão em discussão no Congresso Nacional e o site da campanha aponta para uma petição que pede a aprovação de um projeto pelo aumento de tributos dos refrigerantes.
"Temos que aumentar impostos para produtos que fazem mal à saúde, como refrigerantes, cigarros e agrotóxicos. No caso dos refrigerantes, ainda há uma grande distorção - o país dá incentivos fiscais para esta indústria através da Zona Franca de Manaus. Vários países vêm adotando o aumento de tributos e conseguindo bons resultados na redução do consumo. O Brasil deveria seguir esses exemplos. É um primeiro passo e que contribuiria para a redução da obesidade e doenças relacionadas.", explica a diretora Geral da ACT, Paula Johns.
Refrigerante tem muito açúcar e pouco imposto. #TributoSaudável
Conheça as peças da campanha e assine a petição: www.tributosaudavel.org.br
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