Tendências de consumo de cigarros ilícitos no Brasil estimadas a partir de vendas lícitas, 2012-2016

21.12.17


Pesquisa e Prática - André Szkló

O estudo tem como objetivos estimar as proporções de consumo de cigarros ilícitos no Brasil de 2012 a 2016, período em que a tributação de tabaco teve um aumento acentuado. Foi utilizada uma abordagem baseada nas vendas lícitas, fornecidas pela Secretaria da Receita Federal, e dados de consumo fornecidos por uma pesquisa telefônica anual (VIGITEL) para estimar as mudanças no consumo de cigarros ilícitos ao longo do tempo no Brasil. Para isso, também foi utilizada a informação disponível sobre a proporção de consumo de  cigarros ilícitos oriunda de uma pesquisa domiciliar nacional realizada em 2013, para calcular uma proporção constante de consumo não reportado do VIGITEL com relação ao total de consumo e vendas no Brasil.

Faça o download do arquivo aqui.

Faça também o download da Tabela Complementar B - Estimativas da proporção de cigarros ilícitos consumidos no Brasil entre 2012 e 2016, por nível de instrução, em diferentes cenários.

Faça também o download da Tabela Complementar C - Estimativas da quantidade de cigarros ilícitos consumidos no Brasil entre 2012 e 2016, por nível de instrução, em diferentes cenários.

 




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE