Uruguai buscará reduzir índices de obesidade com rotulagem de alimentos

30.08.18


Uol Notícias

Montevidéu, 30 ago (EFE).- O governo do Uruguai enviou nesta quinta-feira ao parlamento um projeto de lei que busca, por meio da rotulagem frontal de alimentos embalados, contribuir para a redução da "epidemia" de sobrepeso e obesidade na população e sua incidência nas doenças não transmissíveis, informaram fontes oficiais.

O ministro de Saúde Pública uruguaio, Jorge Basso, explicou que a medida implica na incorporação de rótulos de advertência de excesso de gorduras saturadas, açúcares e sal, segundo destacou a Presidência da República.

Além disso, o projeto conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Basso afirmou ainda que a medida determinará um prazo de 18 meses para que as empresas alimentícias que produzam, importem ou fracionem alimentos incorporem esses rótulos às embalagens.

"É uma estratégia para diminuir a epidemia, porque é preciso chamá-la assim, de sobrepeso e obesidade que afeta nossa população. Nos últimos 15 anos houve um aumento substancial de alguns alimentos com certas quantidades de açúcares e gorduras", disse o ministro.

A legislação também prevê instâncias educativas para sensibilizar a população sobre a importância das boas práticas alimentares. A partir da sua entrada em vigor, os alimentos embalados deverão levar uma advertência com um rótulo frontal em forma de octógono em cores branca e preta de fácil interpretação.

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2018/08/30/uruguai-buscara-reduzir-indices-de-obesidade-com-rotulagem-de-alimentos.htm




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE