Vigitel 2017 e Estimativa de Consumo de Cigarros Ilícitos no Brasil

04.10.18


Ministério da Saúde: INCA, Divisão de Pesquisa Populacional e SE-CONICQ

O aumento dos impostos e preços dos cigarros é uma das medidas mais efetivas para reduzir o tabagismo e está previsto no artigo 6º da Convenção-Quadro da OMS para Controle do Tabaco (CQCT). No entanto, o mercado ilegal de cigarros tende a minar os efeitos dessa política ao colocar no mercado cigarros com preços abaixo do preço mínimo estabelecido para esses produtos pela Secretaria de Receita Federal. Por isso, a CQCT também inclui medidas para combater o mercado ilegal, no seu artigo 15 e, mais recentemente, por meio da entrada em vigor do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco.

A avaliação da efetividade dessas medidas depende da obtenção de dados de prevalência de fumantes, vendas ou produção legal e consumo de cigarros advindos do mercado ilegal ao longo do tempo. O Brasil possui informações da proporção de fumantes e da produção legal de cigarros e, agora, foi realizada uma estimativa do mercado ilegal de cigarros para o ano de 2017, estimativa essa independente daquela oriunda de estudos encomendados por representantes da indústria do tabaco.

O fact sheet de autoria de André Szklo e Roberto Iglesias contou com a colaboração de Cláudio Guedes Fernandes, consultor da ACT, e Mônica Andreis, diretora executiva da ACT.

Faça o download do arquivo aqui.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE