[Versão curta] Por uma reforma tributária a favor da saúde

21.08.20


ACT Promoção da Saúde

Com a pandemia de Covid-19 e a exposição ainda mais evidente de nossa enorme desigualdade econômica e social, ampliou-se o debate público de como a reforma tributária - cujo objetivo é gerar maior eficiência econômica e, assim, estimular o crescimento econômico- deve contribuir para promover a equidade, o bem-estar da sociedade e a melhoria da saúde da população. 

Para este debate, é preciso focar na tributação mais onerosa sobre produtos que provocam danos à saúde, como tabaco, bebidas adoçadas, álcool e agrotóxicos,  e sobrecarregam o Sistema Único de Saúde (SUS).  Produtos nocivos não devem ser subsidiados. Ao contrário, precisam ser tributados, para que o preço seja elevado e caia  o consumo, promovendo a saúde da população.

A arrecadação oriunda da tributação de produtos não saudáveis colabora com a urgente necessidade do governo federal em manter o funcionamento do Estado e garantir políticas públicas em setores vitais à população.

Faça o download aqui




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE