Quanto de alimento saudável poderia ser produzido no Brasil se houvesse diversificação do plantio do tabaco?

26.05.23


ACT Promoção da Saúde

O Brasil, que enfrenta uma situação de insegurança alimentar e de fome, produz tabaco numa quantidade de terras equivalente à da produção de todos os vegetais, legumes e frutas consumidos no país. Se houvesse transição para a produção de comida diversa e de verdade, teríamos ganhos no enfrentamento da insegurança alimentar e da fome, mais qualidade de vida para fumicultores e menos custos com doenças tabaco relacionadas.

Esta é a conclusão da Nota Técnica que a ACT Promoção da Saúde lança hoje, 29 de maio, semana do Dia Mundial Sem Tabaco. O estudo foi encomendado ao economista Valter Palmieri Jr., da Universidade Estadual de Campinas, e está de acordo com o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde para a data, "Precisamos de alimentos, não de tabaco", que chama a atenção para que países invistam no apoio a alternativas à cultura do fumo.

 

Faça o download aqui




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE