Publicidade e Promoção

A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco estabelece em seu artigo 13º, a total proibição da publicidade, promoção e patrocínio de produtos de tabaco como uma das eficazes formas de prevenção à iniciação ao tabagismo.

No Brasil, a propaganda de cigarros nos meios de comunicação de massa como rádios, tevês e jornais está proibida desde o ano 2000, assim como o patrocínio de eventos culturais e esportivos.

Apesar das restrições, a indústria do tabaco segue promovendo seu produto através das embalagens, divulgação em pontos de venda e eventos voltados ao público jovem. Nos últimos anos, os pontos de venda se espalharam e ampliaram o tamanho dos displays que exibem o produto.

A lei federal 12.546/2011 que entrou em vigor em dezembro de 2014 proibiu a propaganda de cigarros nos pontos de venda, porém a indústria do tabaco passou a explorar a exibição dos maços e outras formas de marketing em pontos de venda.

Segundo dados de pesquisas encomendadas pela ACT sobre a publicidade de cigarros nos pontos de venda, a percepção dos jovens sobre a publicidade nos pontos de venda e a opinião dos brasileiros:

- a maioria dos estabelecimentos de São Paulo que comercializa cigarros possui, num raio de até um quilômetro, alguma escola de nível fundamental ou médio próxima, e mais de um terço tem faculdade na proximidades.

- em 84% dos estabelecimentos, os cigarros são visíveis para as crianças

- em 83% dos estabelecimentos, os cigarros ficam próximos de balas, chocolates ou doces.

- 74% dos entrevistados acham que a exposição os cigarros influencia a iniciação de crianças e adolescentes ao tabagismo.

- 71% de jovens entre 12 e 14 anos acham que pessoas de sua idade podem sentir vontade de fumar ao ver os cigarros expostos em locais de venda; entre os que têm de 15 a 17 anos este percentual é de 68%.

- 40% dos representantes dos estabelecimentos admitem receber algum incentivo dos fabricantes para a venda dos cigarros.

 

Tabagismo - uma doença pediátrica

As estatísticas mostram que 80% dos fumantes ficaram dependentes antes dos 18 anos de idade.  No Brasil, segundo Pesquisa Especial sobre Tabagismo - PETAb (2008), conduzida pelo Ministério da Saúde e IBGE 80% dos fumantes começaram a fumar antes dos 19 anos de idade e 20% com menos de 15 anos.  

 
 




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