Uso de açúcar de mesa e edulcorantes artificiais no Brasil: Inquérito dietético nacional 2008-2009 (em inglês)

01.03.18


Nutrients - Luana Silva Monteiro, Bruna Kulik Hassan, Paulo Rogério Melo Rodrigues, Edna Massae Yokoo, Rosely Sichieri e Rosangela Alves Pereira

O estudo teve como objetivo descrever o uso de açúcar de mesa e edulcorantes artificiais (AS) no Brasil. Uma amostra representativa (n = 32,749) de indivíduos com idade> 10 anos foi examinada no Inquérito Alimentar Nacional Brasileiro (2008-2009). Os participantes relataram se usam açúcar de mesa, AS, ambos, ou nenhum como adoçantes para seus alimentos e bebidas. A ingestão de energia ea contribuição de grupos de alimentos selecionados para o consumo de energia foram avaliadas de acordo com o tipo de edulcorante relatado. Os pesos das amostras e efeitos de design foram considerados na análise. A maioria da população (85,7%) usou açúcar para adoçar alimentos e bebidas, 7,6% utilizaram AS e 5,1% utilizaram os dois produtos. O uso de AS foi mais freqüente entre os idosos (20%), as mulheres (10% versus 5,5%), os indivíduos com sobrepeso (10% versus 6%), os que vivem em áreas urbanas (8,5% versus 3%) e aqueles que pertencem ao quartil de renda mais alta (14% versus 1,6%), em comparação com homens, indivíduos com peso normal, aqueles que vivem em áreas rurais e aqueles que pertencem ao primeiro quartil de renda, respectivamente. Em geral, a ingestão diária média de energia de indivíduos que utilizam apenas açúcar foi aproximadamente 16% maior do que aqueles que usaram AS exclusivamente. A contribuição dos alimentos básicos para a ingestão diária de energia foi maior em indivíduos que usaram açúcar do que aqueles que usaram AS.

Faça o download do arquivo aqui.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE