Da saúde ao crime

02.10.23


Fernando Rabossi

 

Nesta Nota Técnica, o antropólogo e professor da Universidade Federal de Rio de Janeiro, Fernando Rabossi, descreve como o cigarro migrou do debate da saúde para o campo da segurança pública, onde é reinscrito como problema de criminalidade, destacando que o diagnóstico presente nos meios de comunicação é, na verdade, produto da intervenção ativa de atores institucionais vinculados à indústria do tabaco.

De acordo com o autor, "O apelo que o crime coloca nos debates públicos condiciona as respostas de jornalistas, de acadêmicos, de operadores da justiça e segurança pública e eclipsa a relação crítica entre cigarro e saúde: o reconhecimento da relação entre cigarro e doenças, os acordos multilaterais para o controle do tabagismo, a sua implementação e eficácia. Assim, a criminalidade substitui a saúde como principal problema a ser resolvido, estancando o avanço dos acordos internacionais para o controle do tabaco".

 

Faça o download aqui




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE