Permitir vape não resolve o problema, diz diretor da OMS

24.01.24


Poder 360

Ruediger Krech afirma em entrevista ao Poder360 que liberação de cigarros eletrônicos discutida no Brasil é ineficaz contra problemas sanitários e que pode trazer outras dificuldades

Ruediger Krech, diretor de promoção de Saúde da OMS, durante pronunciamento no Dia Mundial Sem Tabaco

Ruediger Krech, diretor de promoção de Saúde da OMS, durante pronunciamento no Dia Mundial Sem Tabaco divulgação/ONU

O alemão Ruediger Krech, 59 anos, diz enxergar nos novos cigarros eletrônicos um risco à queda no tabagismo observada no mundo nas últimas décadas. Krech afirma que, depois de perder mercado, há uma ação do setor tabagista direcionada a aumentar seu público consumidor entre jovens.

O Brasil proíbe desde 2009 a venda desses dispositivos. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou a proibição em 2022 e manterá aberta até fevereiro uma consulta pública sobre essa política.

Em entrevista ao Poder360, o diretor da OMS (Organização Mundial de Saúde) rejeita a ideia de que permitir a venda dos dispositivos com regulação mais rigorosa pode reduzir os riscos aos usuários.

“Tirar a proibição não resolverá o problema dos 2 milhões de usuários do Brasil, e não resolverá os problemas de dispositivos não regulamentados usados para inundar o mercado enquanto a indústria se limita a pagar multas [depois de ferir a legislação]. E, além disso, aumentará o número de usuários”, diz Krech.

O diretor da OMS celebra que o Brasil tenha sido um dos países com maior percentual de redução nos índices de tabagismo na última década. Diz ver nos cigarros eletrônicos, porém, um risco às recentes conquistas.

Leia abaixo trechos da entrevista:

BANIR X REGULAR

“Compreendemos perfeitamente os países proibirem completamente os cigarros eletrônicos e os vapes, como acontece neste momento no Brasil. Os países que não proibiram os cigarros eletrônicos e os vapes devem regulamentar fortemente o consumo e o acesso. É preciso garantir que, no final, os cigarros eletrônicos não cheguem às mãos de crianças e jovens."

REGULAÇÃO INEFICIENTE

“Uma das táticas da indústria de tabaco é inundar os mercados onde não há regulação ou onde há regulação, como nos EUA, por exemplo. Eles inundam o mercado com dispositivos novos, 3.000 por mês, enquanto a autoridade reguladora precisa regular um dispositivo específico por vez. Nenhuma autoridade reguladora é capaz de fazer isso em tempo útil. Assim, a indústria se limita a vendê-los no mercado. E se a autoridade reguladora identificar risco para a saúde nesse dispositivo, [a indústria] limita-se a pagar as sanções.”

“Tirar a proibição [dos cigarros eletrônicos] não resolverá o problema dos 2 milhões de usuários do Brasil, e não resolverá os problemas de dispositivos não regulamentados usados para inundar o mercado enquanto a indústria se limita a pagar multas. E, além disso, aumentará o número de usuários.”

“O problema geral que se enfrenta no Brasil só pode ser resolvido com controles mais rígidos. Usar as alfândegas e os controles nas fronteiras, especialmente para compras feitas pela internet.”

FOCO NAS CRIANÇAS

“Podemos ver [esse foco em vender cigarro eletrônico ao público jovem] nas ações de relações-públicas, mas também nos dispositivos que colocam no mercado. Milhares de sabores, como ‘gummy bears’ e sorvete de baunilha, dirigem-se a crianças pequenas.”

“É por isso que há um aumento na aceitação dos cigarros eletrônicos por crianças já a partir dos 8 anos. Em algumas escolas primárias, os professores nos telefonam e dizem que já não sabem o que fazer devido à dependência de nicotina das crianças, que acabarão por ser, obviamente, futuros fumantes.”

COMO MEDICAMENTO

“Há países que acreditam que [o uso de cigarros eletrônicos] pode ajudar algumas pessoas a deixar de fumar. Esses países, no entanto, devem regulamentar este produto não como um bem de consumo, como se fosse um doce, mas como um medicamento. Isso implicaria que ele só poderia ser acessível por meio das farmácias, mediante receita médica. E, claro, é importante que todos os sabores sejam proibidos.” 

REDUÇÃO DE DANOS

“Quanto mais investigamos as substâncias químicas contidas nestes dispositivos que estão a inundar o mercado, mais descobrimos em termos de substâncias químicas e tóxicas. O primeiro ponto é: os cigarros eletrônicos são nocivos.”

“A indústria tem argumentado frequentemente dizendo que [o cigarro eletrônico] pode servir para redução de danos. Basta pensar em toda a argumentação que faziam sobre os cigarros com filtro. Diziam: ‘Estamos colocando filtros nos cigarros e isso vai reduzir os danos’. Isso não é verdade. As evidências mostram que os cigarros com filtro são tão prejudiciais quanto os outros cigarros."

“Agora, o que também vemos é que poucas pessoas mudam realmente de um cigarro para o outro. A maioria usa cigarros normais e cigarros eletrônicos ao mesmo tempo. Portanto, o que interessa à indústria do tabaco é manter e aumentar o número de pessoas dependentes de nicotina. E quando se é viciado em nicotina, usa-se o que estiver disponível. Toda a retórica sobre [usar cigarro eletrônico para] ficar livre do tabaco é um disparate. Ao mesmo tempo, a indústria está mirando diretamente as crianças. Que, uma vez dependentes, ficarão dependentes durante muito tempo.”

“O alvo são as crianças, para serem a próxima geração de consumidores de tabaco. [A indústria] quer vender mais cigarros, mas testemunha os 5 grandes gigantes globais do tabaco com uma redução no valor das suas ações de 7% a 25% só no ano passado. Isso se deve ao sucesso do controle do tabaco. Por isso, tentam recuperar essa quota de mercado e aproveitam todas as oportunidades.”

Tiago Mali - editor sênior

https://www.poder360.com.br/saude/permitir-vape-nao-resolve-o-problema-diz-diretor-da-oms/




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE