Atualização do estudo anterior que calculou a carga do tabagismo para o país em termos de mortalidade, morbidade e custos diretos da assistência médica das doenças tabaco-relacionadas.
Este estudo procurou avaliar os serviços de cessação tabágica, com especial atenção para o grau em que as instituições de saúde pública aderem aos padrões de prática governamentais.
O tabagismo é um grave problema de saúde pública, sendo importante fator de risco para várias doenças e causando milhões de mortes e elevando os custos para os serviços de saúde.
O estudo pretende estimar a produção potencial de cigarros e o saldo de tabaco disponível no país a partir da adoção do método desenvolvido por Corradini (2010) e Ramos (2009).
Esta pesquisa é a tese de doutorado de Márcia Pinto, desenvolvida na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na linha de pesquisa Economia da Saúde.
Novo relatório apresenta a conclusão de que um aumento nos impostos de cigarros poderia gerar mais de U$ 9 bilhões em receita anual, além de reduzir o tabagismo e salvar vidas.
Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
EntendiConhecer termos